Tenha um calendário de limpeza e organização

Um calendário de organização e limpeza te permite fazer, de forma geral, a manutenção da sua casa em etapas. Para isso é preciso que haja uma constante limpeza e regras que precisam ser seguidas como, por exemplo, a data de uma faxina mais profunda, a troca de lençóis, toalhas etc.

Abaixo a minha sugestão de calendário de limpeza e organização. Faça o seu de forma que se adapte à sua rotina. A minha proposta é que você utilize cerca de 30 minutos por dia, exceto no sábado que envolve as compras da casa, o que toma mais tempo.

Dessa forma, você consegue dividir seu tempo em casa entre descanso e a ordem que sua casa merece. É importante lembrar que é apenas uma sugestão. Você vai adequar com sua realidade, sua rotina e seu tempo.

Eu costumo abrir todas as janelas da casa e deixar o ar circular durante os meus trabalhos e passo alguns minutos dando uma geral nas coisas que estão fora do lugar: revistas, controles-remoto, copos, roupas sujas. Essa geral ajuda nos dias de organização.



Segunda-feira
Junte todo o lixo das lixeiras, lave a louça da pia, limpe a geladeira. Aproveite para verificar a validade dos itens para aproveitar durante o cardápio da semana.

Terça-feira
Varra e passe pano na casa toda. Dessa forma a poeira sai completamente e você ainda adiciona um perfume especial a sua escolha. E sensação de bem estar imediata! Se tiver um aspirador de pó, vale uma passadinha no sofá e poltronas.

Quarta-feira
Dia de lavar roupas! Separe as claras das coloridas (sempre!)  e coloque as roupas na máquina, faça uma pré-lavagem nas que precisam. Aproveite para tirar o pó dos armários e estantes enquanto a roupa é lavada.

Quinta-feira
Hoje é dia dos banheiros. Limpeza no banheiro nunca é demais! Comece organizando a pia e termine lavando o box. Mas não se esqueça das luvas!

Sexta-feira
Hora de organizar a dispensa. Veja o que tem nos armários, verifique a validade dos produtos e aproveite para fazer sua lista de compras da semana. Dê uma rápida geral na pia da cozinha.

Sábado
Cuide das compras e organize o cardápio da semana. Lanches para o trabalho, em casa e almoço e jantar, se for o caso.

Domingo
Hoje é dia de separar as roupas para segunda-feira e pensar no que será usado durante a semana. Se for o caso, passe as roupas que planejou usar. Faça uma lista mental das combinações e dê uma organizada no guarda-roupas.

E você, como organiza a sua limpeza em casa?

Comentários

  1. Ótimo roteiro! Eu só trocaria "tirar o pó dos armários e estantes" para a terça-feira, antes de varrer e passar pano na casa. Assim evitaria a possibilidade de um chão empoeirado no dia seguinte. Então deixaria pra aspirar o pó de sofás e poltronas na quarta, enquanto a roupa estiver na máquina. ;)

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo roteiro! Obrigada pela dica, vou seguir com os devidos ajustes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Minimalismo na Prática agora é Minimalismo BR

Pessoas Ricas X Pessoas Pobres

Um desabafo sobre os excessos